01/12/2014

Nossa Bacia de Evapotranspiração

Este será o último desafio da casa verde antes da nossa mudança definitiva: a solução sustentável para as águas negras e cinzas. Optamos pelo sistema de evapotranspiração (somente para o que sai das privadas da casa) e círculo de bananeiras (chuveiros, pias dos banheiro e cozinha e lavanderia, ainda que na lavanderia contaremos com o sistema de reaproveitamento de água da máquina de lavar).

O primeiro passo foi escolher o lugar mais adequado para os sistemas. Na planta da casa, os banheiros, a lavanderia e a cozinha estão todas do mesmo lado, o que economiza canos e facilita a interligação dos mesmos para os sistemas. Tanto a BET como o circulo de bananerias necessitam de muito sol para o seu bom funcionamento. Aproveitamos uma caída do terreno e o cavamos o buraco a uns 10m da casa.

Este é o esquema do BET:



"A Bacia de Evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa."
Fonte: www.setelombas.com.br

Toda a informação técnica e o manual da construção do sistema, vocês podem encontrar neste link, do Sítio Sete Lombas (SC).

Acho que a parte mais dificil foi cavar o buraco, ou "piscina", como apelidamos. O solo do nosso terreno é extremamente duro e cheio de pedras. E este foi o processo mais lento da BET. Assim que o buraco ficou pronto, frebocado e impermeabilizado. Depois começamos a encher com entrulhos. Essa parte foi relativamente fácil. Além das telhas quebradas que encontramos pelo sítio e nas casas vizinhas, uma fábrica de tijolos cerâmicos nos doou uma grande quantidade de tijolos quebrados e defeituosos. Com isso conseguimos completar o volume necessário para a primeira parte do "filtro".

Nossa amiga Chris veio mais uma vez nos ajudar, e desta vez trabalhou duro carregando os tijolos até a "piscina".

Algumas fotos do processo:







Continua nos próximos dias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acho que isso também te interessa.../Creo que tambien te va a interesar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...