08/07/2011

Ser sustentável?

No último final de semana não pudemos produzir nenhum tijolo, mas não deixou de ser produtivo. Fomos à casa de uma amiga e lá conhecemos outras pessoas envolvidas com sustentabilidade. Momento ideal para ouvir outras experiências, contar as nossas e aprender um pouco mais.

Na segunda-feira fomos a uma reunião de bairro para discutir/saber sobre o novo plano piloto proposto pelo prefeito. Interessante ouvir as necessidades de cada morador/agricultor, e a grande pergunta da reunião era: "O que queremos? O que é melhor para o conjunto e para cada um de nós?" - Ninguém encontrou uma resposta ainda...

Incrível, há tantas discussões e questões relacionadas à sustentabilidade. Não se trata só de ecologia ou papo de ambientalista (não é isso o que a gente é, e nem queremos ser catalogados), mas acho que "sustentabilidade" está diretamente relacionada a um desejo de melhorar o mundo: seja ambiental/social/econômica/politicamente falando.

De que adianta instalar um sistema solar no telhado de casa, e trocar de celular a cada dois anos? Deixar de comer carne e se entupir de produtos derivados da soja ou "empacotados saudáveis"? Separar o lixo para a reciclagem e consumir só produtos enlatados? Comprar uma camiseta escrita "sou verde" fabricada na China? Reclamar da poluição e do transito e não usar outro meio de transporte que não seja o carro?

Nesta semana dei uma fuçada na internet para ver se encontrava alguma empresa de cosméticos orgânico-ecológicos que vendesse seus produtos em embalagem de vidro, ou retornáveis. Não encontrei nenhuma. Qual é o conceito de produto ecológico?
Reparei que grande parte das propagandas na TV começou abusar da imagem de "sustentáveis" e "amigos da natureza". Agora todo mundo, além de politicamente correto, é ecologicamente correto também. Está na moda, sendo que não há nada mais antiecológico do que o consumismo e a moda em si. Que contradição! A idéia é transmitida de maneira errada e assim seguimos no mesmo barco, todo pintado de verde, mas ainda o mesmo barco...

E se todos fossem conscientes, críticos a tudo o que nos é apresentado e empurrado? Se procurássemos o equilíbrio no nosso estilo de vida?
Eu estou tentando encontrar meu equilíbrio, acho que falta muito para chegar ao "ideal", provavelmente nunca chegarei, mas já vejo os resultados das pequenas escolhas na minha e na vida da minha família. Talvez no futuro, influencie a vida de outras pessoas também.

Já seria algo.




FRUTA MADURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acho que isso também te interessa.../Creo que tambien te va a interesar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...