17/06/2011

Terra Crua

Construir uma casa de maneira natural, ecológica, sustentável (ou o nome que vocês quiserem dar) acho que  está relacionado com o que o lugar tem a nos oferecer. É aprender observar e aproveitar o que há de melhor ao nosso redor.  Nós não temos grandes pedras, ou quantidade de madeira apropriada para uma obra... mas temos muita terra.
Descobrimos que o bom de construir uma casa com terra é a variedade de técnicas, formas e jeitos de se trabalhar com esse material. Construir com terra não é algo novo, e apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, não existe matéria prima mais saudável para se erguer uma parede: não é poluente, não consome energia ao ser produzido (bem, só a energia corporal) e tem baixo custo. E depois da casa pronta, uma parede em terra crua é um ótimo isolante térmico e acústico, tem grande resistência , além de permitir que a casa “respire”, controlando a umidade.
Muitos já ouviram falar em taipa de pilão, tijolo prensado, pau a pique e adobe, e acho que para a maioria a imagem que vem à cabeça é daquelas casinhas humildes, mal acabadas e cheias de bichos barbeiros.  Li que uns 3 bilhões de pessoas no mundo vivem em casas feitas com essas técnicas, e algumas dessas construções tem milhares de anos. Hoje em dia nossa sociedade vê a terra crua como um material ligado à pobreza ou à fragilidade... Uma pena. Mas para entender esse preconceito, basta perguntar-nos? Quem teria interesse em divulgar um material tão barato e eficiente na era da industrialização?
Um dos objetivos de construir uma casa de terra pode até ser a economia, mas a grande motivação sem duvida é a sustentabilidade da obra e os benefícios que isso vai nos trazer futuramente.
Eu, particularmente, quanto mais descobria sobre o tema, mais me surpreendia mais me empolgava... Até que me apaixonei pelo ADOBE. Vou contar vai: já fabricamos os primeiros tijolos para testes e na próxima, vocês saberão como foi.
Quero deixar algumas receitas de como construir com essa técnica:

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-1/arq_terra/adobe.htm


Quem quiser mais informação sobre o adobe ou construção com terra, me avise, tenho muito material sobre o tema.

FRUTA MADURA
Livro: Antes de recomendar este livro, gostaria muito de agradecer a minha grande amiga Chris, que me deu um lindo presente de aniversario:  o livro “Manual do Arquiteto Descalço”. Há tempos queria comprá-lo, e ela leu meus pensamentos, como sempre. O livro é “uma bíblia” da bioarquitetura, e recomendo para aqueles que queiram construir sua casa ecológica.


Video: esse vídeo é sobre construção com barro na cidade, da Taipas Urbanas, muito interessante!


Cursos: Compostagem doméstica e minhocário, na UMAPAZ
ConcursoPrêmio de 80 mil para tecnologias sociais, vi no Paginas Verdes.Org


até a próxima!

Um comentário:

  1. Olááá, fiquei super interessado em seu post sobre 'bioarquitetura', 'construção ecologica' enfim, na escola tenho um trabalho a fazer e não só isso, quero aprender tudo que eu puder sobre esse tema, você pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Acho que isso também te interessa.../Creo que tambien te va a interesar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...